sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O CRESCIMENTO DE CRIANÇAS, INFANTO-JUVENIS, PRÉ-ADOLESCENTES E ADOLESCENTES EM SI SOFRE INFLUÊNCIA POR SECREÇÕES INADEQUADAS DE VÁRIOS HORMÔNIOS; DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO; ENDOCRINOLOGIA-NEUROENDOCRINOLOGIA-FISIOLOGIA.

HORMÔNIOS HIPOFISÁRIOS
*Hormônios hipofisários: a glândula pituitária está ligada por um pedúnculo ao hipotálamo, uma área do cérebro que controla a função da hipófise. A parte anterior ou parte da frente da glândula pituitária segrega os seguintes hormônios que podem afetar o crescimento :

*O hormônio do crescimento (GH) para regular o crescimento ósseo; está também intimamente ligado ao crescimento muscular;
*Hormônio estimulante da tireóide (TSH) para controlar a produção e secreção de hormônios da tireóide;
*Hormônios Gonadotróficos – (LH) e (FSH) estimulantes para o desenvolvimento das glândulas sexuais (gônadas) e secreção de hormônios sexuais;
*Hormônio para regular a secreção de hormônios da glândula adrenal de estimulação adrenal.


*Muito pouco hormônio do crescimento (hipopituitarismo) 


Às vezes, a glândula pituitária não secreta o hormônio de crescimento (GH) suficiente. Normalmente, isso irá diminuir a taxa de crescimento de uma criança, infanto-juvenil, pré-adolescente, adolescente para menos de 2 cm por ano. A deficiência pode aparecer a qualquer momento durante a infância ou adolescência. Quando os endocrinologistas, neuroendocrinologistas ou fisiologistas descartam a possibilidade de outras causas de falha de crescimento, podem recomendar exames especiais para deficiência de hormônio do crescimento (GH).
SISTEMA ENDÓCRINO
Crianças, infanto-juvenis, pré-adolescentes e adolescentes com deficiência de hormônio de crescimento (DGH) são tratadas com injeções diárias de hormônio de crescimento (HGH) DNA-recombinante, geralmente por um período de anos. Com o diagnóstico precoce e o tratamento, essas crianças, infanto-juvenis, pré-adolescentes e adolescentes geralmente aumentam a sua taxa de crescimento estatural (altura), e podem até atingir a altura média ou perto da média para os adultos. No nanismo hipofisário, causado pela baixa quantidade de hormônio do crescimento (GH) secretado pela hipófise anterior, a pessoa é de baixa estatura (altura), mas tem proporções do corpo normais. Isso é diferente de outras formas de nanismo devido a displasias esqueléticas genéticas. Nestes casos, a pessoa com nanismo é de baixa estatura, e o crescimento dos braços, pernas, tronco e cabeça, muitas vezes é fora de proporção. Por exemplo, os braços e as pernas da pessoa podem parecer relativamente menores do que a cabeça ou tronco.

*Muito hormônio de crescimento (hiperpituitarismo) (casos raros de aproximadamente 1: 4 milhões de pessoas nascidas, as características são genéticas, e já acompanha os indivíduos comprometidos desde o nascimento, sendo necessário o fator desencadeador.


Duas condições surgem de quantidades excessivas do hormônio de crescimento (GH) secretadas pela hipófise anterior no corpo: acromegalia e gigantismo. A causa geralmente é um tumor benigno da hipófise (tumores benignos não cancerosos que se espalham ou ficam contidos em uma área). A acromegalia, uma condição causada por um aumento da secreção de hormônio de crescimento (GH) após o crescimento normal ser completado, ocorre em adultos. A condição é rara, ocorrendo em 6 de 1.000.000 de pessoas. Porque o adulto não pode crescer mais em estatura, o excesso de hormônio de crescimento (GH) em acromegalia tornam os ossos adultos maiores, engrossando-os e outras estruturas e órgãos crescem. Normalmente, ela não aparece até a meia-idade, quando a pessoa observa um aperto de um anel no dedo, ou um aumento no tamanho do sapato. Testes em que o tempo pode revelar um tumor, caso semelhante ao gigantismo na hipófise. 
O gigantismo ocorre quando a secreção excessiva de hormônio do crescimento ocorre em crianças antes que pare o crescimento normal. Isto resulta no crescimento dos ossos longos. O crescimento vertical em altura é acompanhado pelo crescimento dos músculos e de órgãos. O resultado é uma pessoa muito alta, com uma grande mandíbula, grande rosto, grande crânio, e mãos e pés muito grandes. Muitos problemas de saúde podem estar associados ao gigantismo, incluindo doenças cardíacas e problemas de visão. Puberdade atrasada também pode ocorrer nesta condição. A cirurgia ou radiação pode corrigir o problema. A reposição hormonal pode ser necessária se houver dano permanente da pituitária com este tratamento. Portanto, por ser necessária a correção do problema da hipersecreção de até 1000 vezes a produção normal do GH-hormônio de crescimento produzido por uma pessoa normal, é quase impossível a aplicação exógena, ou seja, a aplicação do hormônio bioidêntico obtido por engenharia genética por DNA-recombinante levar a este problema, isto quando da necessidade de reposição do hormônio se não alcançou o alvo genético definitivo.
 
*Muito pouco hormônio da tireóide (hipotireoidismo)


A glândula tireóide parece uma grande borboleta na base do pescoço . Localizada em frente à traqueia, tem uma asa do lado direito da traquéia  e outra asa do lado esquerdo da traquéia. As asas são unidas por uma fina tira de tecido tireoidiano. A glândula tireóide produz triiodotironina (T3) e levotiroxina (T4). A principal forma de hormônio da tireóide no sangue é tiroxina (T4), que tem uma semi-vida mais longa do que o (T3) . A proporção de (T4) para (T3) liberada no sangue é cerca de 20 para 1. O (T4) é convertido no T3 ativo (três a quatro vezes mais potente do que o (T4) dentro de células por desiodinases (5'-iodinase). A tireóide é controlada pela glândula pituitária, que produz o hormônio estimulante da tireóide (TSH). O hormônio tiroxina (T4)controla a velocidade das reações químicas (ou metabolismo, distribuição de hormônios nas células humanas) no corpo. Demasiada tiroxina, ou hipertireoidismo, acelera o metabolismo. 

HIPOTIREOIDISMO
O hipotireoidismo é o oposto. O hipotireoidismo é causado pela produção insuficiente do hormônio da tireóide, e isso afeta muitos processos diferentes do corpo. Uma criança com deficiência de hormônio da tireóide tem crescimento lento e é fisicamente e mentalmente lenta. A falta desse hormônio pode estar presente ao nascimento, se a glândula tireóide não se desenvolveu corretamente no feto. Ou o problema pode se desenvolver durante a infância ou mais tarde na vida, como resultado de certas doenças da tireóide ou na própria Somatopausa. Na maioria dos estados, os bebês são testados para o hipotireoidismo ao nascimento, com o teste do pezinho. Exames de sangue podem detectar o problema, e o tratamento geralmente é uma pílula diária que substitui o hormônio da tireóide que está em falta no organismo, conforme a necessidade individual. O diagnóstico precoce e o tratamento contínuo ajudam essas crianças, infanto-juvenis, pré-adolescentes e adolescentes crescerem e se desenvolverem normalmente.

*Demasiado cortisol (Síndrome de Cushing)


As glândulas supra-renais, que estão localizadas na parte superior dos rins no abdômen, secretam o hormônio cortisol. Se demasiado cortisol é 

SINDROME DE CUSHING
produzido pelas glândulas supra-renais da criança, ou se grandes doses de hormônio cortisol são dados à criança para tratar certas doenças, pode-se desenvolver a Síndrome de Cushing. Crianças com esta síndrome crescem lentamente, ganham peso em excesso, e podem apresentar puberdade atrasada, devido aos efeitos das anormalmente grandes quantidades de cortisol no organismo.

*Um problema complexo


Existem muitas causas para problemas de crescimento estatural, infanto-juvenil, adolescente e até adultos. Para detectar esses transtornos no início, é importante para o endocrinologista-neuroendocrinologista ou fisiologista, acompanhar o crescimento cuidadosamente em lactentes e crianças, assim como infanto-juvenil e adolescente e se necessário o próprio adulto ser avaliado. Muitas dessas condições podem ser tratadas de forma eficaz, com riscos despreziveis, resultando em adultos normais mais altos que as crianças com distúrbios do crescimento de altura.


Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

 
Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. O IGF-1 (Insulin-like Growth Factor-1), ou fator de crescimento semelhante a insulina-1), associado a outros hormônios específicos, terá funções importantes e vitais para o desenvolvimento e crescimento infanto juvenil, adolescente...
http://baixaestaturaecrescimento.blogspot.com


2. Não podemos nos esquecer do tecido de revestimento, que é composto por tecido adiposo que dá forma (shape) ao corpo do indivíduo. Para cada uma dessas estruturas, várias substâncias dão um incremento básico elementar...
http://especialistacrescimento.blogspot.com


3. A mais abundante e bioativa forma do GH-hormônio de crescimento é o peptídeo com 191 aminoácidos, cujo peso molecular possui 22 kDa, e é codificado com o gene do GH- hormônio de crescimento através do cromossoma 17 (a unidade de massa atômica ou Dalton é uma unidade de medida de massa utilizada para expressar a massa de partículas atômicas (massas atômicas de elementos ou compostos)... 

http://baixaestaturaecrescer.blogspot.com
 
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo, Brasil; "Salter Harris: Type IV – Wheeless' Textbook of Orthopaedics". Wheelessonline.com. 2011-09-13. Retrieved 2013-08-27; "Type V – Wheeless' Textbook of Orthopaedics". Wheelessonline.com. 2011-09-13. Retrieved 2013-08-27; Rang, Mercer, ed. (1968). The Growth Plate and Its Disorders. Harcourt Brace/Churchill Livingstone. ISBN 978-0-443-00568-8; Ogden, John A. (1 October 1982). "Skeletal Growth Mechanism Injury Patterns". Journal of Pediatric Orthopaedics 2 (4): 371–377. doi:10.1097/01241398-198210000-00004. PMID 7142386.; Davis, Ryan (2006). Blueprints Radiology.ISBN 9781405104609. Retrieved 2008-03-03; Gaillard, Frank. "Radiopedia". Retrieved 2008-03-03; Tidey, Brian. "Salter-Harris Fractures". Retrieved 2008-03-03; Hormones Overview Medline Plus. Retrieved on 2010-01-26; Hormonal Imbalance to Cause Endometriosis Steady Health Portal. Retrieved on 2010-01-26; Hormonal Imbalance Allergy Roby Institute. Retrieved on 2010-01-26; Regrowing Hair Naturally: Effective Remedies and Natural Treatments for Men and Women with Alopecia Areata, Alopecia Androgenitica, Telogen Effluvium and Other Hair Problems, 2013 Edition, Vera Peiffer, London,UK, 2013, Singing Dragon, ISBN 978-1-84819-139-6 p. 84; Cause of Hair Loss, American Hair Loss Association, Reviewed by Paul J. McAndrews, MD, Retrieved 03.01.2010; Menopause Overview Mayo Clinic. Retrieved on 2010-01-26.

 

Contato:
Fones: 55 (11) 2371-3337 / 5572-4848/(11)9.8197-4706 TIM ; 
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002. 

email: vanderhaagenbrasil@gmail.com
 
Site Van Der Häägen Brazil
 
www.vanderhaagenbrazil.com.brhttp://drcaiojr.site.med.br  
http://dracaio.site.med.br

Google Maps:
 
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie =UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t = h&z=17